Governo leva mais Saúde e Educação para Mato Grosso

No atual Governo, o Estado do Mato Grosso também ganhou nas áreas da Educação, Saúde e em Habitação com a construção de casas populares. 

Como prioridade para o próximo mandato, a presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição, já anunciou que vai usar parte dos 50% do Fundo Social do Pré-Sal e 75% dos royalties do petróleo para a construção de creches em todo o Brasil. No Estado do Mato Grosso, mesmo sem os recursos do Pré-Sal, já há 119 creches aprovadas para construção, das quais 55 já estão em obras e sete estão em funcionamento.

Os recursos do Pré-Sal também serão investidos em Educação em Tempo Integral, no segundo mandato do governo Dilma. Em Mato Grosso, 845 escolas já contam o regime que amplia a vivência no ambiente entre estudantes, professores, família e comunidade.

Pelo programa Alfabetização na Idade Certa, 6,1 mil professores foram qualificados, e com os recursos do Pré-Sal, Dilma já assumiu o compromisso pelo aumento salarial dos professores e a valorização profissional, com investimentos também na sua formação.

Nos governos Lula e Dilma, investimentos na Educação garantiram mais crianças nas escolas e mais renda para as famílias matogrossenses. O programa Caminho da Escola entregou 1,1 mil ônibus e 16 lanchas para transporte sem custo de alunos, de casa para a escola, além de 3,5 mil bicicletas.
Em cursos gratuitos de qualificação profissional, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), realizou 260,2 mil matrículas para alunos de 134 municípios.

Mais estudantes beneficiados


O governo Dilma assegura que jovens de famílias de baixa renda realizem o sonho do curso superior em universidades privadas. Foram 26,1 mil bolsas integrais e parciais pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e 66 mil pelo Programa de Financiamento Estudantil (FIES). Além do programa Ciência sem Fronteiras, que deu a oportunidade para que 366 estudantes estudem no exterior.
Dilma ampliou a Universidade Federal de Mato Grosso com o novo Campus de Várzea Grande (300 novas vagas) e quatro novos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). Destes, já foram concluídos o campus de Sorriso (1.396 vagas) e Primavera do Leste (80 vagas), e estão em obra os futuros campi de Várzea Grande e Tangará da Serra.

  Mato-grossense tem mais Saúde


Dilma investiu na estrutura e nos recursos humanos da Saúde no Mato Grosso. São 262 novos Postos de Saúde, com 116 em obras, 107 em ação preparatória e 39 concluídos. Dos 857 postos já existentes, 230 receberam reformas e 241 tiveram obras de ampliação.

Para desafogar os Pronto-Socorros, foram construídas quatro novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que se somarão a outras 18 já em obras e em ação preparatória. Também equipou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) com três centrais, 24 ambulâncias básicas e 7 UTI móveis para 29 municípios.

A distribuição de remédios gratuitos para hipertensão, diabetes e asma beneficiou 233.938 pessoas, e foram criadas 584 farmácias populares. Somente em 2013, no Combate ao Câncer de Colo de Útero foram realizados 7.275 exames, e no trabalho de prevenção do câncer de mama foram realizadas 871 mamografias.

O governo Dilma criou 570 equipes de Saúde da Família, com cobertura de 59,07% da população, 394 equipes de saúde bucal e 11 Centros de Especialidades Odontológicas. E uma das maiores conquistas: o envio de médicos para áreas que não contavam com atendimento de Atenção Básica: foram enviados 203 médicos do programa Mais Médicos para 99 municípios, beneficiando 700,4 mil pessoas.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2010 PCdoB Sorriso MT, Todos os Direitos Reservados. Design by CJB